Bem-Vindo - Arquivos Históricos do Centro de Lógica/ Unicamp

Está página está sendo estruturada para adequar as descrições dos fundos e coleções do Acervo Permanente dos Arquivos Históricos às normas de âmbito internacional, possibilitando a integração do nosso acervo ao AtoM, um programa gratuito de descrição arquivística desenvolvido pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA na sigla em inglês) para disponibilização de acervos na internet.

Com ele, os Arquivos Históricos cumprem uma de suas mais importantes missões: facilitar o acesso aos fundos documentais sob sua guarda, devidamente descritos e organizados em conformidade com as normas internacionais (ISAD (G), ISAAR e ISDF) e agilizar o aceso à informação, com conteúdo e qualidade.

Os conjuntos documentais que já estão disponíveis para consulta podem ser acessados através do menu Unidade Custodiadora.

Histórico da Instituição
O Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência - Unicamp criou os Arquivos Históricos, no ano de 1988, cuja missão é a de contribuir para a preservação da memória científica nacional e favorecer a pesquisa multidisciplinar.
O acervo é composto por arquivos institucionais (sob custódia) , dentre eles o do próprio Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, arquivos pessoais de cientistas e filósofos, e de associações sediadas no CLE, tais como Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF) e Sociedade Brasileira de Lógica (SBL).
A documentação está disponível à consulta , mediante prévio agendamento, através de e-mail: arqhist@cle.unicamp.br.