A auto-organização no Círio de Nazaré
- Leia mais sobre A auto-organização no Círio de Nazaré
- Efetue login para postar comentários
Baseado em informações e em sua capacidade cognitiva, por meio de suas ações, o ser humano ergue e destrói coisas belas. Quais as relações entre informação e cognição e sua influência no direcionamento da ação, em especial daquela intencional, autônioma? Como explicar, principalmente em tempos de Big Data, tantas ações baseadas em notícias falsificadas, em desinformação?
Entrevista sobre "Racionalidade na política, Importância da lógica para detectar falácias (caso de Moro), Verdade e Falsidade nas redes sociais, Verdade parcial e convergência a longo termo (Peirce), Papel da universidade na sociedade".
A possibilidade de se pensar poiéticamente nos apresenta um grande desafio. Como apreender a lógica poiética sem resvalar para uma lógica racional? Como podemos traçar uma epistême da lógica poiética? Buscaremos possibilidades que nos permitam divisar com melhor clareza a estrutura que subjaz a esta lógica poiética e como podemos compreendê-la, uma vez que o conceito de Emergência lhe é essencial.
Emergência, auto-organização e complexidade são considerados temas de base na literatura de sistemas complexos. As diferentes perspectivas sobre esses conceitos residem em como a definição de um depende da definição do outro. Por exemplo, dentro de uma perspectiva dominante vinda de sistemas dinâmicos e processos estocásticos em termodinâmica, emergência e auto-organização são geralmente definidos como propriedades inversamente correlacionadas tal que a complexidade se torna um ponto intermediário ótimo de um trade-off entre as duas primeiras.
O propósito deste artigo é fazer algumas reflexões sobre criatividade, assumindo-se que devemos partir de uma conceituação de criação. Será apresentado o conceito de criação que sustenta os debates sobre criatividade como conjunto de práticas criativas. A discussão se dá no contexto de pesquisas sobre processos de criação, iniciadas nos de 1990 no Grupo de Pesquisa em Processos de Criação (PUC-SP), que discutem os registros dos agentes criativos. Será feito o relato do percurso de construção do conceito de criação como rede em construção.