Boletim mensal de Notícias CLE-AO - Maio 2021

Boletim mensal de Notícias CLE-AO 

Abril 2021

 

1. Agenda dos Seminários Interdisciplinares CLE-AO e CLE—DES

Sexta- Feira, 10h-12h30, online

 

Data

 

Seminário

07/05/2021

CLE-AO

Cecília Salles (PUC/SP): “Criatividade como práticas geradas por complexas redes em construção”

14/05/2021

CLE-DES

Marta Bartira - Título a definir

21/05/2021

CLE-AO

João Kogler: “Algumas observações sobre caos e aleatoriedade em sistemas complexos e auto organizáveis” (Parte II).

28/05/2021

CLE-DES

Vivaldo & Ettore: “Pobreza e desigualdade e suas relações com felicidade”

11/06/2021

CLE-DES

Ricardo Gudwin: “Estado mínimo vs. Estado desenvolvimentista

18/06/2021

CLE-AO

 Felipe Abrahão (LNCC) - Título a definir

25/06/2021

CLE-DES

Maria Cândida: “Deficiência e desigualdade

 

 

2. Atividades do grupo CLE-Desigualdade Econômica e Social

 

Os seminários do grupo CLE-Desigualdade Econômica e Social continuam acontecendo quinzenalmente (sextas-feiras, 10h-12h30) de forma online. Os coordenadores do grupo são Ettore, Ricardo Gudwin e Enidio. Quem se interessar em participar ativamente das discussões deve se manifestar enviando e-mail para o Ettore: brescia@lexxa.com.br. A seguir, se for o caso, será enviado o link para a participação pelo Ricardo Gudwin.

 

3. Chamada de trabalhos para número de revista sobre “Criatividade, Serendipidade e Auto-Organização”.

 

Convidamos todos e todas a enviar textos já elaborados ainda não publicados, textos a serem elaborados, e também textos já publicados (mas revistos e atualizados) para a elaboração de um número especial a ser submetido a uma revista de temas interdisciplinares. Organizadores: Ettore, Eunice, Itala, Mariana Broens, Mariana Vitti Rodrigues. Os textos podem ser elaborados em português, espanhol ou inglês.

 

Informações complementares:

Prazo para entrega do texto completo: até 30 junho de 2021

Número de páginas sugerido: de 10 a 20 páginas

Enviar textos para: Ettore brescia@lexxa.com.br

 

4. Chamada para envio de resumos para apresentação de trabalho no Satellite OpLaDyn

 

We welcome contributions in the form of 20 minutes talks from scientists of different fields.

 

Non-exhaustive list of topics

  • Multilayer representation of social opinion

  • Cascade effects: rumor diffusion

  • Informational bubbles and echo chambers

  • Integrating heterogeneities in opinion models

  • Personal network of opinion leaders, multi-scale effects

  • Role on the different types of media on opinion dynamics

 

Submission guidelines:

If you would like to contribute a talk, please prepare a single page abstract including one optional figure in pdf format no larger than 10 MB. The abstract should be sent to opladyn@gmail.com before May 24, 2021.

Mais informações em: https://opladyn.github.io/call/

 

5. Chamada para submissão de artigos para a edição especial “Pandemia, efeitos simbólicos e hiperconectividade” da revista Semeiosis.

 

Está aberta a chamada para submissão de artigos para a edição especial Pandemia, efeitos simbólicos e hiperconectividade, da revista Semeiosis (ISSN 2178-536), a ser publicada em Setembro de 2021.

 

Com o tema Pandemia, efeitos simbólicos e hiperconectividade, a edição especial da revista Semeiosis será dedicada à reflexão sobre como os processos comunicativos e a hiperconectividade foram intensificados durante esse período de isolamento social e os possíveis efeitos desses fenômenos. A Semeiosis incentiva uma visão sistêmica e transdisciplinar do conhecimento científico. Reúne a produção de estudiosos (alunos de pós-graduação, professores, artistas, pesquisadores, acadêmicos ou não) de diferentes áreas de conhecimento, interessados em discutir os fundamentos teóricos e conceituais da semiótica e em propor experimentos na investigação de fenômenos geradores de sentidos. Atualmente a Semeiosis é avaliada no estrato B2 no Qualis/Capes.

 

As contribuições devem ser enviadas até 01 de junho de 2021 pelo site http://www.semeiosis.com.br/

 

6. Chamada para envio de resumos para apresentação de trabalho no evento “Enacting chance: ignorance, insight, and intuition”

 

This Lorentz week-long workshop will be devoted to discussing philosophical, psychological, and cognitive aspects of discovering, exploiting, and generating chance. Key topics for discussion will be ignorance-based reasoning, creativity, insight problem-solving, serendipity, intuition, and the enactive perspective on cognition. In addition to the intensive week of the workshop, events will commence during the summer and interactive materials will be made available for asynchronous participation. While we are assuming that the event will likely be fully online, we are taking opportunities for blended participation and enacting chance wherever possible in the program.

The workshop will be held on Microsoft Teams and participants will be involved in at least 2 hours per day of academic and social activities. Participants will be invited to prepare a poster or other visual presentation of ideas (mind maps and interactive presentations are welcome) that, together with a brief video or an audio (under 5 minutes) will be uploaded on this website and will be used as a topic of discussion in the poster sessions Q&A.

Prazo estendido para envio de trabalhos: 21 de maio de 2021.

Resumos de até 500 palavras devem ser enviados para o seguinte e-mail <enactingchance@gmail.com>

Mais informações em: <https://www.lorentzcenter.nl/enacting-chance-ignorance-insight-and-intuition.html>

 

7. Chamada para artigos do número especial "Abductive Cognition and Machine Learning: Philosophical Implications"

 

It is well-known that we are living in the age of artificial intelligence. If DeepBlue was a mere astral signal, AlphaGo was a symbolic announcement of the beginning of a new era. Now, as AlphaFold 2 takes another huge step toward the goal of AGI, AI is changing all aspects of our lives. How should we understand this phenomenon and its far-reaching philosophical implications? While machine learning is known to be the key to enhancing AI algorithms, recent advances in cognitive neuroscience have been another crucial factor. Nevertheless, much is still unknown about how these advancements in AI are possible. How are we to fathom super-intelligent machine minds in order to live well together with them in the future? Turning to abductive cognition seems to be a natural strategy to answer this question, as it has elements of both intuition and inference. 

Pioneered by Charles S. Peirce in the late 19th century, abduction was studied extensively in logic, philosophy of science, cognitive science, computer science, artificial intelligence, law, and semiotics during the 20th century, and several notable monographs on abduction have been published in the first two decades of the 21st century, uncovering the logical form and various patterns of abduction. Could abductive cognition be a clue to the incredible recent success of machine learning? Could we accelerate the AI revolution by implementing abductive elements into machine scientists?

O prazo para envio de trabalho é 01 de dezembro 2021

Para mais informações, visite: https://www.mdpi.com/journal/philosophies/special_issues/Abductive_Cognition_Machine_Learning

 

8. Projeto FiloLibras:

 

A proposta do FILOLIBRAS é a elaboração de material para o ensino de Filosofia para surdos. O roteiro, os slides e os exemplos são pensados tendo o surdo como ponto de partida. Espera-se assim tornar acessível ao surdo a riqueza do debate filosófico. Este projeto está sendo desenvolvido por nosso colega João Moraes com o auxílio do professor de libras e de 2 alunos do IFSP/Votuporanga.
O link para o canal do YouTube é: <https://youtu.be/WoeeMOxW82w>.

 

9. Projeto Roboclass

 

O ROBOCLASS é um projeto que busca integrar robótica e educação. Este projeto é coordenado pela Profa. Dra. Mariana Matulovic. As aulas ocorrerão aos sábados de 05 junho a 04 de dezembro 2021. Inscrições abertas até dia 21 de maio.

Mais informações em:

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCzmhQ4jYmenlqT9RQ_gHW0g.

Site: https://www.tupa.sp.gov.br/noticia/7701/unesp-abre-inscricoes-para-curso-de-robotica-voltado-aos-professores.html

 

10. Chamada para participação na Escola de Verão UNITE: “The AI's have it? Reflections on the History, Present, and Future of AI-Human Relationships” (online).

 

Who Can Participate? Master students and PhD students of engineering science, computer science, history, Science and Technology Studies, philosophy, and the arts are invited to participate.

How to Participate? Contributions to the Summer School can be, e.g., the discussion of theoretical approaches, programming examples, empirical investigations of new practices or reflections on literature, music, games, theatre, cinema, and art. Participants should give a presentation, e.g., a lecture, a poster, an intervention, a performance, or a science slam. Should you like to participate without giving a presentation, reading texts and active participation are expected. The standard number of ECTS points for the summer school is 5 - if required, other amounts can be arranged.

How to Apply? Please send a short letter of motivation, a proposal for your presentation (1-2 pages), and a short CV to <hessler@pg.tu-darmstadt.de> by May 15, 2021.

Time and Place: The Summer School will be held online from September 20-24, 2021. It is open to all Unite universities.

Mais informação em: www.geschichte.tu-darmstadt.de/summerschool_ai

...

Cadernos de História e Filosofia da Ciência (CHFC)

COLEÇÃO CLE

Manuscrito - Revista Internacional de Filosofia

CLE"