Considerações sobre o desenvolvimento da lógica no Brasil

  • Itala M. Loffredo D'Ottaviano
  • Evandro L. Gomes

Abstract

Este artigo apresenta um panorama histórico sobre o desenvolvimento da lógica no Brasil, caracterizando o desenvolvimento da lógica contemporânea, com ênfase no aspecto histórico sócio-institucional e na interdisciplinaridade. Após uma sucinta introdução sobre o desenvolvimento da lógica no cenário acadêmico luso-brasileiro, é mencionado o trabalho percursor dos primeiros autores (e grupos) brasileiros que podem ser considerados lógicos. É dado destaque especial ao eclodir da pesquisa original em lógica no Brasil, com o trabalho pioneiro de Newton Carneiro Affonso da Costa e a criação da lógica paraconsistente. Também são destacadas a implantação do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a criação da Sociedade Brasileira de Lógica (SBL), a realização dos Encontros Brasileiros de Lógica (EBL) e a participação brasileira nos Simpósios Latino-Americanos de Lógica Matemática (SLALM).

Procurando captar as várias dimensões do cultivo da lógica no País, são relacionados grupos reconhecidos de ensino e pesquisa em lógica no Brasil e suas áreas de atuação, além de periódicos e coleções de livros editados pelos núcleos dedicados à lógica, e de eventos regulares por eles organizados.

Este artigo não pretende apresentar, ou discutir, a prudução e resultados específicos dos lógicos ou dos núcleos de pesquisa dedicados à lógica no País.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2011-02-14
Section
Artigos