RTV: Memória Cientifica entrevista filósofo do IFCH Arley Moreno

Pro. Dr. Arley Ramos Moreno

Arley Moreno, paulistano de Tatuapé, é filho de espanhol oriundo de Granada, que chegou ao Brasil, como grande parte dos imigrantes do início do século XX, em busca de alguma oportunidade. “Era uma família simples”, mas excepcional no hábito da leitura. Assim, durante toda infância assistiu, atento, aos discursos inflamados proferidos pelo pai nas reuniões da família. “Ele tinha muitos livros, era autodidata”.

Origens da química no Brasil

A quimica brasileira atual desperta grande interesse por suas origens. A maioria dos relatos prende-se ao século XX, havendo pouca publicação sobre períodos anteriores. Na colônia praticavam-se técnicas, com preparações e análises, desde o século XVI. Boticas conventuais faziam medicamentos. A defesa do país levou ao fabrico de pólvora. Havia análises de minérios e produção de pigmentos. Aqui vão surgir brasileiros cientistas. Sem conhecer o período colonial, não se pode apreciar a química brasileira. A era joanina viu a criação de faculdades e instituições científicas.

R$120,00

Dra. Claudia Wanderley homenageada com a Comenda Excelência e Qualidade Brasil 2015

Dra. Claudia Wanderley homenageada com a Comenda Excelência e Qualidade Brasil 2015

Claudia receberá o Prêmio Profissional do Ano 2015 / Destaque Mérito Social Acadêmico & Área de Linguística com ênfase em Análise do Discurso, oferecido pela Associação Brasileira de Liderança- BRASLIDER aos destaques na área. A solenidade de entrega do prêmio ocorrerá em São Paulo, no mês de julho.

Avaliação Institucional 2009-2013

O CLE torna pública a avaliação institucional, para o período entre 2009-2013, sendo o texto abaixo extraído das considerações finais da mesma.

"O CLE é um centro de excelência de pesquisa, modelo de inter e trans-disciplinaridade, com reconhecimento internacional. Centros desta natureza são importantes numa universidade jovem, como a UNICAMP, mostrando para outras unidades o caminho para a internacionalização.