Arquivos Historicos - Difusão (Acervos Pessoais)

Walter Hugo de Andrade Cunha

Walter Hugo de Andrade Cunha professor aposentado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, tem pós-graduação em Psicologia Experimental pela Universidade do Kansas (EUA) e doutorou-se em Psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, com a tese Explorações no mundo psicológico das formigas (1980), sob a orientação da professora doutora Annita de Castilho e Marcondes Cabral. Essa foi a primeira tese sobre Psicologia Animal defendida no Brasil.

Newton Bernardes

NEWTON BERNARDES Newton Bernardes foi professor de física do Colégio Estadual de Sorocaba e do Colégio Pan-Americano de São Paulo. Foi docente do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade de São Paulo (USP) e colaborador na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) .

Michel Maurice Debrun

O arquivo pessoal do Prof. Dr. Michel Maurice Debrun foi doado ao Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, em março de 1999.

A documentação arquivística é composta por manuscritos e originais de pesquisa, recortes de jornais e revistas, documentos iconográficos e produção científica de alunos e professores.

Dentre os trabalhos originais encontramos pelo menos cinco livros inéditos que versam sobre temas como: Bergson, Identidade Nacional Brasileira, Ideologia da Realidade Brasileira, Globalização e Auto-Organização.

Mario Tourasse Teixeira

Mario Tourasse Teixeira integrou o grupo de estudiosos da Lógica, em finais dos anos 1950, do qual participavam Benedito Castrucci, Newton Affonso Carneiro da Costa, Leônidas Hegenberg e Mario Tourasse Teixeira sob a coordenação do professor Edson Farah. De acordo com Hegenberg, eles ficaram conhecidos como “Grupo de São Paulo”. Com o início das atividades da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro, atual UNESP/Rio Claro, Tourasse foi convidado pelo professor Nelson Onuchic para ocupar a Cadeira de Geometria Analítica, Projetiva e Descritiva, a qual assumiu em 1959.

Mário Schenberg

Nesta coleção o pesquisador encontrará seu currículum, correspondência (4), produção científica de outros manuscritos e também 8 separatas de diferentes autores que vieram junto com uma parte de sua biblioteca pessoal que se encontra na Biblioteca Michel Debrun relacionadas abaixo:

1.BROGLIE, M. Louis de. Le tenseur d'impulsion-énergie électronmagnétique en présence de matiére chargée. Sep. de Académie des Sciences, s.l.p., n.5, p.637-39, 1959 (xreox). (CMS, I, Cx.16)

Luiz Muniz Barreto

Luiz Muniz Barreto filho de Sebastião Machado Barreto e Maria Jacyra Muniz Barreto, nasceu a 2 de abril de 1925.

Formou-se engenheiro civil e eletricista em 1949, pela Escola Nacional de Engenharia, é bacharel e li­cenciado em física pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universi­dade Estadual da Guanabara entre 1958 e 1959.

Leônidas Hegenberg

Nesta coleção o pesquisador encontrará seu curriculum vitae de 1977 e 1995, algumas cartas (5), a resenha sobre o "tratado de Filosofia Básica" de M. Bunge, um esboço de um livro intitulado "Saúde e Doença" (Um Enfoque Filosófico), e algumas separatas relacionadas abaixo:

1. HEGENBERG, Leonidas. Avicena (908-1037) mil anos depois. Sep de Revista Portuguesa de Filosofia, Faculdade de Filosofia, Braga, 36, n.2, p.121-30, abr./jun.1980. (CLH, I, Cx.17)