Vol. 40 - Introdução à teoria da relatividade com aplicações à física nuclear

Newton Bernardes

Introdução à teoria da relatividade com aplicações à física nuclear

Este livro representa um curso de Introdução à Mecânica Relativística ministrado a alunos do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz da Universidade de São Paulo. Hoje, quando a Teoria da Relatividade completa cem anos, optamos por introduzir ligeiras modificações na sua apresentação. Assim, o caminho histórico da Relatividade a partir de fenômenos ópticos foi abandonado. Aqui, a Teoria é exposta em duas partes: na primeira parte, mostramos que a estruturação de uma teoria que envolve um entrelaçamento de idéias e fatos aparentemente independentes. A Ciência envolve descobertas e invenções que, além de importantes, são necessárias. A segunda parte trata do desenvolvimento da Dinâmica dos Sistemas, onde tentamos esclarecer dois pontos freqüentemente obscuros: 1) os parâmetros dinâmicos dos sistemas, tais como massa de repouso e 2) a exatidão da chamada Relatividade Restrita, ou Especial, mesmo em casos onde existe interação.

imagem:
Product:
Autor(es):
Newton Bernardes
Stock:
Disable stock for this product: