Biblioteca Michel Debrun - The Wittgenstein Papers

Printer-friendly versionPrinter-friendly version

A Biblioteca Michel Debrun possui em seu acervo a obra “ The Wittgenstein Papers”, que é a reunião dos documentos de Ludwig Wittgenstein. Esses documentos foram reunidos e organizados pelos Profs. Norman Malcolm, da Cornell University e Georg Henrik von Wright, da Academy of Finland, Helsinki. Os originais encontram-se, principalmente na Biblioteca do Trinity College, em Cambridge e nas mãos de um dono privado em Viena. Foram feitos microfilmes negativos originais em parte na Inglaterra e em parte na Cornell University. Os detentores dos direitos autorais são os curadores literários da propriedade de Wittgenstein.

Para facilitar a busca, os itens no catálogo foram numerados como segue: “Manuscripts” de 101 a 182, “Typescripts” de 201 a 245 e “Dictations” de 301 a 310. Em alguns casos vários itens se agrupam abaixo do número e são distinguidoscomo a, b, c etc. Os nomes em citações são os próprios títulos dados por Wittgenstein. Nomes criados pelos editores ou por outras pessoas não estão em citações e são antepostos por “called” ou “so-called”. O idioma é o alemão, exceto quando indicada a língua.