Arquivos Históricos (Informações Gerais)

Versão para impressãoVersão para impressão

 

 

Como consultar

O acesso à Sala de Consulta requer a prévia identificação do usuário mediante a apresentação de documento de identificação, para a realização do seu cadastro.

Os funcionários do Setor de Atendimento são responsáveis por receber e orientar os usuários em suas consultas, além de assegurar o cumprimento do regimento e das normas do Centro.

O usuário deverá dirigir-se ao responsável pelo Setor de Atendimento para qualquer consulta sobre a documentação.

Os instrumentos de descrição são de livre acesso e estão disponíveis aos usuários, independentemente do suporte.

No caso de pesquisas mais prolongadas, o usuário terá direito à reserva de materiais relativos à sua pesquisa pelo prazo de até uma semana.

Ao concluir sua consulta, o usuário deverá devolver os documentos pessoalmente ao responsável pelo Setor de Atendimento.

Bolsas, mochilas, casacos etc devem ser guardados nos guarda-volumes da Sala de Atendimento.

É proibida a entrada de objetos que possam afetar a integridade dos documentos consultados, e de qualquer tipo de bebida ou comida.

Só é permitido o acesso à sala com os objetos necessários às anotações de consulta (lápis/lapiseira, papel e borracha).

O uso de computadores pessoais, tablets, telefones celulares etc. requer a autorização do funcionário do Setor de Atendimento.

A consulta aos documentos audiovisuais necessitam de agendamento prévio.

A reprodução dos documentos será autorizada desde que a solicitação seja feita por escrito.

 

Serviços

O acesso aos documentos que compõem o acervo da Seção de Arquivos Históricos do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência/ Unicamp é livre ao público em geral, mediante cadastro de usuário.

O usuário tem acesso a uma ampla sala de pesquisa e a reprodução dos documentos será autorizada desde que a solicitação seja feita por escrito.

A consulta aos documentos audiovisuais necessitam de agendamento prévio.

 

NORMAS DE ACESSO E USO À DOCUMENTAÇÃO

 

A Seção de Arquivos Históricos atende a pedidos de cópias fotográficas das imagens existentes no seu acervo até o limite de cinco por pesquisa. As imagens com fins comerciais, passarão por análise da Procuradoria Geral da Unicamp e terão custo adicional por cessão de uso. Para fins científicos e acadêmicos, o custo fica restrito ao ressarcimento dos materiais utilizados para a reprodução.

Leia atentamente as Normas de Acesso e de Utilização de Documentos que deverão ser seguidas pelo pesquisador.

1 - Comprometo-me a dar aos trabalhos elaborados com base no acervo do Arquivos Históricos em História da Ciência/CLE-Unicamp os respectivos créditos à Instituição e ao conjunto documental consultado. Exemplo:

 

  • Acervo Michel Maurice Debrun/ Arquivos Históricos em História da Ciência/CLE-Unicamp.
  • Entrevista de Cesar Lattes, 1991/ Arquivos Históricos em História da Ciência/CLE-Unicamp.

2 - Comprometo-me a utilizar o material solicitado exclusivamente para a finalidade declarada e não cedê-los a terceiros;

3 - Declaro estar ciente que a utilização indevida dos documentos do acervo incorre na Lei de Direitos Autorais e na Lei sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados, ficando, portanto, sujeito às penalidades por elas previstas;

4 - Comprometo-me a enviar ao Arquivos Históricos em História da Ciência/CLE-Unicamp uma cópia ou exemplar dos trabalhos realizados, através do endereço:

Universidade Estadual de Campinas

Seção de Arquivos Históricos em História da Ciência/CLE

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 251

CEP 13083-859 - Campinas - SP - Brasil 19-35216514

Horário de Funcionamento:

De Segunda à Sexta

das 9:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h