Grupo Interdisciplinar CLE Auto-Organização - Observatorio

Versão para impressãoVersão para impressão

Observatório Auto-Organização

Coordenador: Prof. Dr. Ettore Bresciani Filho
Assistente: João Antonio de Moraes
Comitê de Implementação: Prof. Dr. Alfredo Pereira Jr, Profa. Dra. Maria Eunice Quilici Gonzalez e Profa. Dra. Mariana Claudia Broens.

O Observatório Auto-Organização consiste em um ambiente virtual, que visa facilitar o trabalho em rede entre os vários membros do Grupo CLE - Auto-Organização. Esse observatório é parte integrante do Projeto Temático FAPESP "Sistêmica, Auto-Organização e Informação" (proc. 2011/52627-9). A consolidação do Observatório Auto-Organização possibilita a disseminação de informação concernente aos vários temas do Projeto e propicia a manutenção de arquivos para a disponibilização de dados e resultados produzidos durante a evolução das seguintes linhas de pesquisa:

1) Auto-Organização, Ciência dos Sistemas e Processos Criativos;

2) Auto-Organização, Informação e Processos Cognitivos;

3) Conceitos Fundamentais para a Modelagem de Processos de Auto-Organização.

Durante sua implementação, ele está sendo supervisionado pelo Prof. Dr. Ettore Bresciani Filho, no papel de Coordenador, tendo João Antonio de Moraes como Assistente de Coordenação e os Professores Doutores Alfredo Pereira Jr, Maria Eunice Quilici Gonzalez e Mariana Claudia Broens formando o Comitê de Implementação.

Uma das funções do Observatório Auto-Organização é divulgar os seminários do Grupo CLE - Auto-Organização, os resultados obtidos durante os estudos e experiências nas linhas de investigação indicadas. O Observatório Auto-Organização também engloba o curso "Seminários de Auto-Organização do Sistema de Ensino a Distância TelEduc" (www.extecamp.unicamp.br), de acesso restrito aos participantes regulares cadastrados no Grupo CLE - Auto-Organização. Assim sendo, o Observatório Auto-Organização constitui um "ponto de encontro" de observação e "intervenção na realidade", pressupondo uma multiplicidade de pontos de vista e a existência de um espaço privilegiado no qual possam ser expressados.