Lançamento do livro "A relação entre filosofia mecânica e os experimentos alquí­micos de Robert Boyle"

COLEÇÃO CLE - Kleber Cecon lança livro no Instituto de quí­mica

Edição das imagens:

Rodrigo do Carmo

semanaquimica_klebercecon_290x240_110822.jpg

[22/8/2011] O livro A relação entre filosofia mecânica e os experimentos alquí­micos de Robert Boyle, escrito por Kleber Cecon, doutor em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), foi lançado no iní­cio desta tarde, no Instituto de Quí­mica (IQ). A publicação analisa a filosofia mecânica de Robert Boyle e visa mostrar a compatibilidade entre o seu pensamento quí­mico e mecanicista.

O lançamento é parte integrante da X Semana de Quí­mica, evento aberto no domingo, com a organização da All Quí­mica, empresa júnior do IQ. Publicado pelo Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp (Coleção CLE), o livro é resultado da defesa de tese de doutorado de Cecon, apresentada em julho de 2010 para a obtenção do tí­tulo de doutor em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia do IFCH. Sua tese foi orientada pela professora Fátima Regina Rodrigues Évora e está disponí­vel para download na Biblioteca Digital da Unicamp.

"Boyle fazia experiências para corroborar com a idéia de que o mundo é formado basicamente por matéria em movimento. Utilizando experimentos alquí­micos ele falseou teorias aristotélicas (ou escolásticas) no século 17, perí­odo da Revolução Científica­fica. A idéia principal era combater as formas substanciais e qualidades reais como a cor, por exemplo", explicou o autor Kleber Cecon.

semanaquimica_itala_290x260_110822.jpgSobre a publicação, a professora Itala Maria Loffredo D'Ottaviano, coordenadora dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen) e editora da Coleção CLE, disse que o livro cobre uma Área que é muito carente na literatura nacional e internacional, a de História da Quâ­mica. "Já temos livros de matemática, Filosofia, Quí­mica e Lógica. De História  e Filosofia da Quí­mica é o primeiro", revelou Ítala contando também que, nas Áreas de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, o CLE possui mais de 60 publicações. "É uma Coleção muito conceituada na América Latina", disse.

Robert Boyle nasceu em Lismore, Irlanda, em 25 de janeiro de 1627 e morreu em Londres, Inglaterra, em 30 de dezembro de 1691. Era o mais jovem de uma famí­lia de 14 filhos. Aos oito anos, depois de um perí­odo de ensino particular em casa, foi estudar em Eton, onde os filhos dos nobres iniciavam seu aprendizado. Aos doze, foi para o continente, onde um cidadão de Genebra o educou e ensinou-lhe a matemática prática.

semanaquimica_capaspublicacao_290x240_110822.jpgDepois, foi introduzido na nova ciência incluindo Dialogue on the Two Chief World Systems, de Galileo, que ele leu em Florença, em 1642. Embora o primeiro interesse cientí­fico de Boyle tivesse sido a quí­mica, seu primeiro livro cientí­fico publicado (que firmou sua fama) foi sobre pneumática: New Experiments Physico-Mechanicall,Touching the Spring of the Air and its Effects (1660). Durante a sua vida, Boyle publicou inúmeras considerações sobre experiências in vácuo. Talvez, a experiência mais preponderante de todas tenha sido a que mostrou que muitas frutas e vegetais contém ar (realmente dióxido de carbono) que é liberado durante a fermentação.

A relação entre filosofia mecânica e os experimentos aluquí­micos de Robert Boyle
Autor: Kleber Cecon
Editora: CLE (Volume 61)