Sobre a SBL
Histórico
Diretoria
Estatuto
Atas
 
Associados
Sócios Fundadores
Torne-se Sócio da SBL
 
Eventos
EBL
SLALM
 
Publicações
Boletins Elêtrônicos
Publicações
 
Contato
Fale com a SBL
Localização
 
Links
Links relacionados
 
 
Interatividade
 
 
 
 
 


 
Inicio / Eventos / EBL

XVI EBL - Encontro Brasileiro de Lógica / Escola de Lógica - 2011

Histórico

A Sociedade Brasileira de Lógica - SBL teve sua fundação formalizada em 14 de fevereiro de 1979, muito embora já existisse desde 1977, quando foi realizado o primeiro Encontro Brasileiro de Lógica . O objetivo da SBL é congregar lógicos e estudiosos de lógica de todo o País, estimular e manter um interesse ativo pela Lógica e suas aplicações, incentivar a pesquisa e contribuir para o desenvolvimento deste ramo da ciência. A SBL conta atualmente com mais de uma centena de membros, todos pertencentes a renomadas instituições de ensino e de pesquisa do Brasil e do exterior, em especial da América Latina.

Para a consecução de seus fins, a SBL organizou quinze Encontros Brasileiros de Lógica, realizados em várias instituições de ensino tais como a PUC/RJ, UFBA, UFCe, UFPe, Unicamp. Os EBL's contaram com a participação de pesquisadores de renome tais como: Ayda I. Arruda, Xavier Caicedo, Rolando Chuaqui, Roberto Cignoli, John Corcoran, Newton da Costa, Carlos Di Prisco, E. G. K. Lopez-Escobar, G. Malinowski, Daniele Mundici, Claudio Pizzi, Jaakko Hintikka, A. Raggio, A. M. Sette, R. M. Smullyan, L. W. Szczerba, entre outros, e vários deles receberam o apoio institucional da ASL – Association for Symbolic Logic.

A última edição do EBL, em 2008, foi precedida pela Escola de Lógica, que se realizou na Unicamp nos dias 07 e 08 de maio.

Nestes dias, estudantes de lógica brasileiros e latinos americanos tiveram a oportunidade de assistir as aulas de disciplinas ministradas por lógicos americanos, argentinos e brasileiros, de renome internacional, sobre temas relevantes, que contribuíram na formação destes estudantes como futuros pesquisadores em áreas relacionadas a lógica. Os professores que participaram da escola foram Walter A. Carnielli (UNICAMP – Brasil), Roberto Cignoli (Univ. de Buenos Aires – Argentina), Marcelo E. Coniglio (UNICAMP – Brasil), John Corcoran (Univ. of Buffalo – USA), Itala M. Loffredo D'Ottaviano (UNICAMP – Brasil) e Jaakko Hintikka (Boston Univ. - USA).

Descrição da natureza e objetivos da reunião

O Encontro Brasileiro de Lógica é um evento que ocorre tradicionalmente, destinado a pesquisadores. O EBL faz parte da agenda de eventos de vários e destacados pesquisadores do Brasil e da América Latina, nas áreas de Ciência da Computação, Fundamentos e Filosofia das Ciências, Informática, Inteligência Artificial, Lógica e Matemática. É importante salientar que várias agências de fomento, nacionais e internacionais (FAPESP, CNPq, FINEP, ASL-USA) e também o FAEPEX têm apoiado regularmente a realização dos Encontros Brasileiros de Lógica.

O objetivo dos Encontros Brasileiros de Lógica é estimular a divulgação e a discussão dos trabalhos de pesquisa na área de Lógica e suas interconexões com as áreas de Ciência da Computação, Fundamentos e Filosofia das Ciências, Informática, Inteligência Artificial, Matemática.

É notório o crescimento do interesse em Lógica Formal nas últimas décadas, o que estimula os pesquisadores na área de Lógica a se ocuparem, não só de questões de ordem filosófica e matemática inerentes a esta disciplina, como também de problemas levantados pelas áreas acima citadas, onde o formalismo lógico tem sido aplicado com sucesso.
O trabalho desenvolvido pelos lógicos brasileiros e latino-americanos é reconhecido internacionalmente, como atestam o nível e a repercussão da sua produção científica, grande parte dela executada em parceria com lógicos renomados de outros centros de pesquisa.

Assim sendo, esse Evento, além de contar com a participação de expressivos nomes da área de Lógica, pretende dedicar-se à análise da interdisciplinaridade, focada no modelo pioneiro do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência. Os tópicos centrais do evento são: Lógica Matemática, Filosófica e Aplicações; História e Filosofia da Lógica; Lógica Não-Clássica e Aplicações; Filosofia das Ciências Formais, Fundamentos da Computação, da Física e da Matemática, entre outras.
Desde a última edição do EBL, em 2008, foi incorporada ao encontro uma Escola de Lógica, destinada a alunos de graduação e pós-graduação com interesse em lógica e áreas afins, mas também aberta a todos os interessados. A Escola de Lógica acontecerá nos dias 07 e 08 de maio de 2011, no Instituto de Matemática da UFF.

Durante o XVI EBL será realizada a Assembléia Ordinária da Sociedade Brasileira de Lógica, na qual será eleita a nova diretoria da Sociedade Brasileira de Lógica.

Finalmente, consideramos que uma das mais importantes atividades de uma comunidade ientífica é sua capacidade de publicação, em nível internacional, o que não só constrói sua identidade como funciona como indicador de seu vigor acadêmico. Dentro desta perspectiva, vários Encontros Brasileiros de Lógica e Simpósios Latino-americanos de Lógica Matemática tiveram seus anais publicados em periódicos especializados reconhecidos internacionalmente, tais como: Bulletin of Symbolic Logic (USA), IGPL (Oxford, Inglaterra), American Mathematical Society (USA), Revista Colombiana de Matemáticas (Colômbia), Springer, North Holland, entre outros.

Os anais dos últimos dois encontros foram publicados em:

  • W. A. Carnielli, M. E. Coniglio, I. M. Loffredo D' Ottaviano (Editores). The Many Sides of Logic. Series "Studies in Logic", College Publications, London. 2009

  • Walter Carnielli, Décio Krause (Editores). Logic Journal of the IGPL. Special Issue: Proceedings of the XIV Brazilian Logic Conference. 15 (5-6). 2007


Importância da reunião para o cenário científico do país

O Sob o ponto de vista filosófico, cumpre salientar que a lógica tem ocupado um papel central na Filosofia no decorrer da sua história. Ela está presente nos trabalhos de Aristóteles, Leibniz e Kant. Contudo, no final do século XIX, com o trabalho pioneiro de Frege, e na primeira década deste século, com a obra de Russell e Whitehead, o estudo da lógica foi conduzido a um novo patamar de sofisticação e precisão.

Estes filósofos iniciaram nada mais que uma revolução na lógica, e nos últimos cem anos os estudos de Filosofia nesta área progrediu numa sucessão de profundas descobertas decorrentes de seus trabalhos pioneiros.
Para ilustrar o quanto a Lógica moderna iluminou conceitos de central importância filosófica, é suficiente mencionar os trabalhos de Frege e Russell sobre a natureza da Matemática, de Gödel, Church e Turing sobre o conceito de computabilidade e decidibilidade, de Tarski, sobre o conceito de verdade, e de Lukasiewicz, Brouwer e da Costa sobre lógicas não clássicas.

A lógica contemporânea faz uso de ferramentas matemáticas sofisticadas e trata de temas fundamentais para a computação.

No entanto, tanto quanto a Lógica do século passado, ela também pode ser considerada parte da Filosofia. De fato, a Lógica moderna fornece ferramentas conceituais para investigações filosóficas importantes e influentes, tais como as teorias de Chomsky sobre Linguagem e Mente, a Filosofia da Linguagem de Davidson, as investigações metafísicas dos Tractatus de Wittgenstein, e as teorias computacionais da mente, tratadas pela Filosofia da Mente contemporânea.

A Informática e a Ciência da Computação, que nasceram de investigações lógicas, promovem permanentemente o seu desenvolvimento com o desafio de novos problemas e a introdução de novas idéias. Estas disciplinas que são essencialmente matemáticas em seus aspectos teóricos (recursividade, complexidade, linguagens formais e de programação, base de dados, processos, redes, inteligência artificial etc.) também propõem novos problemas e idéias que necessitam de análise filosófica.

Lógica e Matemática estão tão indissoluvelmente relacionadas que é difícil decidir quem vem primeiro. Os problemas dos fundamentos da matemática que deram lugar à lógica moderna seguem vigentes como fontes de progresso na Lógica, e a ela se somam agora os modelos lógico-matemáticos que demandam a informática, a filosofia da ciência e muitas outras ciências.

Todas as áreas mencionadas acima são desenvolvidas nas universidades e centros de pesquisa no Brasil e na América Latina. Sendo assim, o XVI EBL promoverá a interação dos pesquisadores nacionais nestas áreas com os mais expressivos nomes da América Latina, além de convidados de outros continentes. O XVI EBL reunirá pesquisadores de renome internacional em Ciência da Computação, Filosofia, Matemática e Lógica, com a finalidade de apresentar resultados originais de pesquisa e discutir uma ampla variedade de tópicos relacionados à lógica.

A Escola de Lógica reunirá alunos de graduação, mestrado e doutorado de várias instituições de ensino, colocando-os em contato com vários pesquisadores, que ministrarão minicursos, visando à formação destes alunos em assuntos essenciais para o seu futuro desenvolvimento acadêmico nas áreas de atuação ligadas à Lógica.

Acesso o site do XVI EBL 2011 para mais informações
 
A Sociedade Brasileira de Lógica é responsável pela organização e realização dos Encontros Brasileiros de Lógica (EBL).

Já foram realizados quinze (15) Encontros Brasileiros de Lógica, em diferentes universidades brasileiras e locais.

XV - Encontro Brasileiro de Lógica
11-17 de maio de 2008 (Paraty, RJ)

XIV - Encontro Brasileiro de Lógica
24-28 de abril de 2006 (Itatiaia, RJ)

XIII - Encontro Brasileiro de Lógica
26-30 de maio de 2003 (Campinas, SP)

XII - Encontro Brasileiro de Lógica
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
25-28 de maio de 1999 - Itatiaia National Park (Rio de Janeiro, RJ)

XI - Encontro Brasileiro de Lógica
Universidade Federal da Bahia (UFBa)
06-10 de maio de 1996 (Salvador - Bahia)

Proceedings dos EBL

Foram publicados os Proceedings de diversos Encontros Brasileiros de Lógica.

São eles:

Brazilian Conference on Mathematical Logic (11. : 1996 : Salvador)
Providence : American Mathematical Society, 1999.

Brazilian Conference on Mathematical Logic (10.: 1993 : Itatiaia)
Campinas : UNICAMP/CLE, 1995.

Brazilian Conference on Mathematical Logic (3.: 1979 : Recife)
[S.l.] : Sociedade Brasileira de Lógica, [197-]

Brazilian Conference on Mathematical Logic (1.: 1977 : Campinas)
New York : Marcel Dekker, 1978.

 
Eventos
EBL
SLALM

 

 
Notícias:
 
De 29/03/2013 a 07/04/2013
Evento
4º Congresso Mundial e Escola da Lógica Universal
6/3/2013
Revista Cálculo
Problemão disfarçado de probleminha
 
03/09/2009
Agência Fapesp
Combate à exclusão racional
 
 
 
Eventos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Vídeos
 
 
 
 
 
 
 

© Copyright SBL 2009. Todos os Direitos Reservados.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE LÓGICA - SBL
Centro de Lógica - UNICAMP
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 251 | Caixa Postal - 6133 A | CEP 13083-970 Campinas, SP | Brasil
sbl@cle.unicamp.br