Sobre a SBL
Histórico
Diretoria
Estatuto
Atas
 
Associados
Sócios Fundadores
Torne-se Sócio da SBL
 
Eventos
EBL
SLALM
 
Publicações
Boletins Elêtrônicos
Publicações
 
Contato
Fale com a SBL
Localização
 
Links
Links relacionados
 
 
Interatividade
 
 
 
 
 


 

Notícias

18/7/2011 - Portal Unicamp
 
 
D'Ottaviano: "Isso significa respeito internacional à qualidade e produção acadêmica da Unicamp"

Academia Internacional de Filosofia das Ciências elege Ítala D'Ottaviano

Sílvio Anunciação
Fotos: 
Antoninho Perri
Edição das imagens: 
Everaldo Silva

18/7/2011A professora Ítala Maria Loffredo D'Ottaviano, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, foi indicada como membro da Academia Internacional de Filosofia das Ciências (AIPS, na sigla em francês). Sediada em Bruxelas, na Bélgica, a AIPS é uma das mais importantes academias do mundo na análise dos fundamentos da ciência. Foi fundada em 1949 por nomes como Albert Einstein, Jean Piaget, Karl Popper, David Bohr, entre outros.

Ítala é a primeira mulher latino-americana eleita. A indicação aconteceu na reunião anual da Academia em abril deste ano, na Universidade Católica de Louvain, na Bélgica. “Eu me senti muito honrada. Mas fiquei preocupada porque é uma grande responsabilidade. O meu agradecimento foi sob vários aspectos. Em primeiro lugar, eu agradeci como brasileira, que era uma honra para o país ter um segundo membro na academia. Eu me senti muito honrada como professora da Unicamp e como mulher também, representando, agora, as mulheres na Academia”, contou, na entrevista que segue.

D'Ottaviano revelou, durante a entrevista, que é a segunda vez que a Academia elege como membro um brasileiro. O primeiro foi o filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, membro fundador junto com ela do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp. Ítala integra o CLE, leciona lógica e fundamentos da matemática no Departamento de Filosofia do IFCH e, atualmente, responde pela Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen). Ao longo da história da Academia, fundada em 1949, apenas sete latino-americanos haviam sido eleitos como membros.

Portal Unicamp -
 Entre os membros fundadores da Academia da qual a senhora faz parte agora, temos Albert Einstein, Jean Piaget, Karl Popper, David Bohr, entre outros. Qual o sentimento neste momento?

Ítala D'Ottaviano
 - Ano passado eu fui convidada pela Academia para participar de um evento deste ano, que é um encontro anual que eles promovem. Ocorreria em abril na Universidade Católica de Louvain, na Bélgica.

Foi durante a assembleia dos membros da Academia que eu fui surpreendida com a indicação do meu nome. Depois da assembleia, ocorre o banquete anual da Academia, um jantar comemorativo, e o meu nome foi anunciado no banquete.

Esta Academia tem um número limitado de membros e, de acordo com os regimentos dela, o novo membro tem que ser aprovado em assembleia por pelo menos dois terços dos votos. E eles me disseram que eu tinha sido eleita por unanimidade. Eu me senti muito honrada. Mas fiquei preocupada porque é uma grande responsabilidade.

O meu agradecimento foi sob vários aspectos. Em primeiro lugar, eu agradeci como brasileira, que era uma honra para o país ter um segundo membro na academia. Me senti muito honrada como professora da Unicamp e como mulher também, representando, agora, as mulheres na Academia.

Portal Unicamp - 
É a segunda vez que a Academia elege como membro um brasileiro – o primeiro foi o filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, membro fundador juntamente com a senhora do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp. O que isso representa para a Unicamp?

Ítala D'Ottaviano - 
Isso significa respeito internacional à qualidade e produção acadêmica da Unicamp. É uma Academia muito importante para a filosofia e ciência internacional. Basta ver os nomes que dela já foram membros e os nomes atuais. Estava lá participando do evento o Bass van Fraassen, que é um filósofo da ciência dos mais relevantes do mundo. O Noam Chomsky é membro da Academia. E nós temos o Newton da Costa, que é o nome brasileiro. Ele é o único brasileiro que é membro do Instituto Internacional de Filosofia, de Paris.

É um reconhecimento internacional para o poder intelectual da Unicamp e demonstra o papel que a Universidade representa para a ciência e filosofia da América Latina.

Portal Unicamp - 
Como a senhora situa o contexto da lógica e epistemologia no país e a importância da Unicamp neste cenário?

Ítala D'Ottaviano - 
A partir dos trabalhos do Newton da Costa, o Brasil é reconhecido internacionalmente como um centro de produção inovadora de lógica. E em especial a Unicamp por causa do Centro de Lógica e dos lógicos que trabalham aqui. Hoje, nós somos em apenas três lógicos. Mas a produção do grupo de lógica é muito significativa, em termos nacionais.

Com o trabalho do Newton da Costa, apesar de algumas outras áreas de produção no país, o Brasil é conhecido, pelo que eles dizem lá fora, por ter uma escola de lógica. E é a escola proveniente dos trabalhos e da formação desencadeadas pelo Newton da Costa.

Portal Unicamp - 
No seu campo de atuação, que contribuição acredita ter dado para ter o merecimento da indicação?
Ítala D'Ottaviano - Nós aqui da Unicamp somos reconhecidos na área de 'Lógica não-clássica'. O Newton da Costa é considerado o criador de uma área de 'Lógica não-clássica', que é a 'Lógica Paraconsistente'. Esta é uma área de investigação em matemática e filosofia e nós aqui na Unicamp trabalhamos muito com 'Lógica Paraconsistente'.

O nosso grupo é considerado referência internacional. Mas nós trabalhamos também com lógicas modais, lógicas polivalentes. Eu tenho um livro publicado [Algebraic Foundations Of Many-Valued Reasoning, editora Springer] com um lógico italiano e um lógico argentino, sobre raciocínio polivalente, que é o único na literatura internacional na área.

Nós temos trabalhado em uma teoria, que se chama ‘Teoria da quase-verdade’, do Newton da Costa. Eu acredito que são esses trabalhos que nos colocaram sob os olhos dos membros da academia.

http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/2011/07/18/academia-internacional-de-filosofia-das-ciencias-elege-itala-dottaviano
 

 

 
Notícias:
 
De 29/03/2013 a 07/04/2013
Evento
4º Congresso Mundial e Escola da Lógica Universal
6/3/2013
Revista Cálculo
Problemão disfarçado de probleminha
 
03/09/2009
Agência Fapesp
Combate à exclusão racional
 
 
 
 

© Copyright SBL 2009. Todos os Direitos Reservados.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE LÓGICA - SBL
Centro de Lógica - UNICAMP
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 251 | Caixa Postal - 6133 A | CEP 13083-970 Campinas, SP | Brasil
sbl@cle.unicamp.br