Sobre a SBL
Histórico
Diretoria
Estatuto
Atas
 
Associados
Sócios Fundadores
Torne-se Sócio da SBL
 
Eventos
EBL
SLALM
 
Publicações
Boletins Elêtrônicos
Publicações
 
Contato
Fale com a SBL
Localização
 
Links
Links relacionados
 
 
Interatividade
 
 
 
 
 


 

Notícias

06/03/2013 - Bolsas FAPESP
 
Oportunidade de Bolsas de Pós-Doutorado FAPESP
Bolsas FAPESP

Oportunidade de Bolsas de Pós-Doutorado FAPESP

6/3/2013

Bolsa PD em sistemas complexos e teoria da informação


Área do conhecimento: Epistemologia, Sistemas Complexos e Teoria da Informação
Nº do processo FAPESP: 10/52627-9
Título do projeto: A linguagem como sistema auto-organizado: perspectivas lingüísticas e epistemológicas.
Área de atuação: Epistemologia e Linguística - Filosofia
Pesquisador principal: Maria Eunice Quilici Gonzalez
Unidade/Instituição: Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Instituição Parceira: Faculdade de Filosofia e Ciências – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus Marília (UNESP/Marília)
Representante Instituição Parceira: Maria Eunice Quilici Gonzalez

Resumo:
O projeto pretende investigar o estatuto epistemológico do conhecimento linguístico-informacional sob o enfoque interdisciplinar da teoria da auto-organização, que caracteriza a linguagem como sistema complexo. Seus principais objetivos são: i) analisar a relevância da teoria da auto-organização para o estudo de línguas naturais; ii) pesquisar as implicações da abordagem da linguagem como sistema complexo para a epistemologia e para o conceito de informação.


II) Título: Bolsa PD em Lógica
Área do conhecimento: Lógica
Nº do processo FAPESP: 10/52627-9
Título do projeto: A lógica trivalente de Charles Peirce, sistêmica, auto-organização e lógicas não-clássicas.
Área de atuação: Lógica e Epistemologia - Filosofia
Pesquisador principal: Itala M. Loffredo D’Ottaviano
Unidade/Instituição: Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Resumo:
Neste projeto de pesquisa de pós-doutorado pretende-se analisar as possíveis contribuições da lógica trivalente de Charles Peirce, apresentada em seus manuscritos de 1909, para a elucidação do conceito peirceano de fronteira, sob o enfoque da teoria de sistemas e da teoria da auto-organização. Pretende-se ainda analisar a possível caracterização de sua lógica, não apenas como o primeiro sistema de lógica polivalente da literatura, mas também como um sistema de lógica paraconsistente e paracompleta, no sentido contemporâneo, caracterizando-a como uma possível lógica subjacente à teoria da auto-organização. Nesse sentido, procurar-se-á também caracterizar Peirce como um dos precursores das lógicas não-clássicas em geral, em particular das lógicas polivalentes, das lógicas paraconsistentes e das lógicas paracompletas.

As vagas se inserem na linha de pesquisa do Projeto Temático FAPESP intitulado “Sistêmica, Auto-Organização e Informação”, cujo objetivo central diz respeito à investigação do estatuto epistemológico dos processos de auto-organização no domínio dos sistemas complexos.

Espera-se do candidato que: (1) Participe dos seminários regulares, das reuniões e eventos do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar CLE – Auto-Organização; (2) mantenha reuniões regulares de trabalho com o pesquisador principal responsável pelo projeto; (3) tenha autonomia para desenvolver pesquisa em arquivos e centros de estudos; (4) tenha autonomia para redigir artigos científicos; (5) entregue os relatórios exigidos pela FAPESP; (6) comprometa-se a manter dedicação exclusiva ao desenvolvimento do projeto de pesquisa a que se propôs (o exercício de atividades concomitantes à bolsa, sem vínculo empregatício, deve ser previamente analisado pela FAPESP mediante solicitação formal, com base nos termos da Portaria PR Nº 05/2012, disponível no site da FAPESP em www.fapesp.br/7090).

Requisitos do candidato: (1) Possuir título de doutor há menos de sete anos; (2) desenvolver pesquisa na área do projeto; (3) ter proficiência em língua Portuguesa ou língua Inglesa; (4) ter disponibilidade para residir no Brasil.

Processo seletivo: A seleção será realizada em duas etapas: a primeira etapa consiste na avaliação do perfil do candidato por meio de análise dos documentos; a segunda etapa prevê uma entrevista com o candidato.

Documentação para inscrição: (1) Uma carta de apresentação em que o candidato justifique seu interesse no projeto; (2) curriculum vitae atualizado ou cópia do currículo lattes atualizado; (3) cópia do diploma de Doutor; (4) duas cartas de recomendação.

Inscrição e Prazo: O candidato deverá enviar sua documentação por email para regianem@unicamp.br
As inscrições estarão abertas durante o período de 10 de fevereiro a 30 de março de 2013.

Resultado: O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 6 de maio de 2013, por meio eletrônico.

Auxílio: A bolsa de Pós-Doc terá vigência de 24 meses a partir da sua data de implementação.


Mais detalhes sobre valores, prazos e auxílios concedidos encontram-se em www.fapesp.br/bolsas/pd

 

 

 
Notícias:
 
De 29/03/2013 a 07/04/2013
Evento
4º Congresso Mundial e Escola da Lógica Universal
6/3/2013
Revista Cálculo
Problemão disfarçado de probleminha
 
03/09/2009
Agência Fapesp
Combate à exclusão racional
 
 
 
 

© Copyright SBL 2009. Todos os Direitos Reservados.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE LÓGICA - SBL
Centro de Lógica - UNICAMP
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 251 | Caixa Postal - 6133 A | CEP 13083-970 Campinas, SP | Brasil
sbl@cle.unicamp.br