Sobre a SBL
Histórico
Diretoria
Estatuto
Atas
 
Associados
Sócios Fundadores
Torne-se Sócio da SBL
 
Eventos
EBL
SLALM
 
Publicações
Boletins Elêtrônicos
Publicações
 
Contato
Fale com a SBL
Localização
 
Links
Links relacionados
 
 
Interatividade
 
 
 
 
 


 
Inicio / Sociedade / Sócios Fundadores

Sócios Fundadores da SBL

       

Luiz Henrique Lopes dos Santos
Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1971) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1981). Atualmente é coordenador da revista pesquisa fapesp da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, professor associado da Universidade de São Paulo e coordenador das áreas de humanidades da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: aristoteles, etica, wittgenstein, logica e liberdade.

 

Raul Ferreira Landim Filho
Doutorado em Filosofia na Universidade Católica de Louvain, Belgica (1974) e Pós-doutorado na Universidade de Nanterre, França (1987-1988). Atualmente é professor Titular de Filosofia do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pesquisador 1A do CNPq, professor do Programa de Pós-Graduação “Lógica e Metafísica” do IFCS/UFRJ e coordenador, desde 1981 do grupo de pesquisa “Seminário Filosofia da Linguagem”. Tem trabalhos publicados sobre Wittgenstein, Kant, Espinosa Descartes, e Tomás de Aquino. Sua pesquisa atual concerne ao estudo de questões da semântica clássica (predicação, juízo, juízo de existência, proposição e verdade) em Tomás de Aquino, na Lógica de Port Royal e em Kant.
 
Ubiratam D'Ambrosio
Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1955) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1963). É Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Atualmente é Professor da Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Bandeirantes de São Paulo/UNIBAN. É também Professor Credenciado dos Programas de Pós-Graduação em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em Educação Faculdade de Educação/FE da Universidade de São Paulo/USP e em Educação Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas/IGCE da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-Rio Claro. Tem atuando principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Matemática, História e Filosofia das Ciências, Etnomatemática, Etnociência, Educação Matemática e Estudos Transdisciplinares.
 
Oswaldo Chateaubriand Filho
Doutor em Filosofia pela Universidade da California em Berkeley (1971). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde leciona desde 1978. Foi professor no Departamento de Filosofia da Universidade de Washington em Seattle (1967-72), no Departamento de Filosofia da Universidade Cornell (1972-77) e no Programa de Pós-graduação de Psicologia da Fundação Getúlio Vargas (1977-91). Foi professor visitante no Departamento de Matemática da Universidade de São Paulo (1962) e no Departamento de Filosofia da Universidade Harvard (1972). É membro fundador da Sociedade Brasileira de Lógica, da qual foi presidente por dois mandatos. É membro externo do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Universidade Estadual de Campinas. Suas principais áreas de atuação são Filosofia da Lógica, Filosofia da Matemática e Filosofia da Linguagem, com interesse em vários temas (ontologia, natureza da lógica, teoria das descrições, teoria da verdade, entre eles) e autores (Frege, Russell, Tarski, Quine, Goodman, entre outros). Suas publicações principais são os livros "Logical Forms: Part I - Truth and Description" (2001) e "Logical Forms: Part II - Logic, Language, and Knowledge" (2005).
 
Itala Maria Loffredo D'Ottaviano
Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1966), graduação em - Conservatório Musical Carlos Gomes, Campinas (1960), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1974) e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1982). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas, colaborador - Journal of Symbolic Logic, assessor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, consultora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, assessoria da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, consultor da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, colaboradora - Zentralblatt Für Mathematik, colaborador - Mathematical Reviews, colaborador - Editora Vozes, colaborador - Cadernos de História e Filosofia da Ciência, colaborador da Sociedade Paranaense de Matemática, colaborador - Studia Logica, colaborador - Ludus Vitalis Journal Of Philosophy Of Life Sciences, colaborador - Ciência e Cultura, membro da Associação Paulista de Ex Alunos da Grã Bretanha, membro - American Mathematical Society, membro da Sociedade Brasileira de História da Ciência, membro da Sociedade Brasileira de Matemática, consultora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, consultora do Instituto Venezolano de Investigaciones Científicas, membro da Sociedade Brasileira de História da Matemática, membro da Sociedade Brasileira de Ciência Cognitiva, colaborador - Manuscrito - Revista Internacional de Filosofia, colaborador - Journal of Applied Non Classical Logics e membro fundador da Sociedade Brasileira de Lógica. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Lógica, atuando principalmente nos seguintes temas: lógicas não-clássicas, lógica paraconsistente, lógica polivalente e teoria da auto-organização.
 
Newton da Costa
Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1956) , graduação em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1956) , graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1952) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1961) . Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia , com ênfase em Lógica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Calcúlo númerico, Topologia dos espaços métricos, Análise Matemática.
 
Antonio Mário Antunes Sette
Consulta ao acervo pessoal - Arquivos Históricos (CLE)
O professor Antonio Mário Antunes Sette chegou à Unicamp em 1969. Além das atividades ligadas à docência ele também atuou como Diretor do IMECC, em 1983 e foi Pró-Reitor de Graduação de 1986 a 1990.


Seu arquivo pessoal foi doado por sua esposa Neide Sette e encontra-se em fase de arranjo.
 

Ayda Ignes Arruda
Os documentos que compõem o Fundo Ayda Ignez Arruda foram doados ao Centro de Lógica em 26 de setembro de 1990, pela Profa. Dra. Itala Maria Loffredo D'Ottaviano. Esse arquivo foi incorporado ao acervo os Arquivos Históricos em História da Ciência/CLE-Unicamp.

A Professora Ayda dedicou-se principalmente a área de Lógica Paraconsistente. Dentre os documentos encontram-se correspondência, trabalhos acadêmicos, recortes de jornais sobre a intervenção sofrida pela Unicamp.

O Catálogo do Fundo Ayda Ignez Arruda encontra-se à disposição dos pesquisadores.

 

Leonidas Hegenberg
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (1958) , graduação em Matemática e Física pela Universidade Mackenzie (1950) , especialização em Lógica e Filosofia da Ciência pela Univbersity of California (1962) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1968) . Atualmente é Prof. visitante do DFIME para PGFIL da Universidade Federal de São João del Rei. Tem experiência na área de Filosofia , com ênfase em Filosofia da Ciência.

 

Oswaldo Porchat Pereira
É professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e fundador do Departamento de Filosofia da UNICAMP.

Formou-se pela USP, onde também se doutorou. Estudou na França com filósofos importantes, na Universidade de Rennes e na Ecole normale supérieure, como Victor Goldschmidt (de quem foi discípulo), Martial Gueroult, Maurice Merleau-Ponty, Paul Ricouer e Jean Hypollite, dentre outros.

 

Walter Alexandre Carnielli
Graduado e licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1976), especialização em Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (1981) , mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1978), doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1982), pós-doutorado pela University of California (1985) e pela Universitat Munster (Westfalische-Wilhelms) (1990) . Atualmente é Professor Titular do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas, tendo sido Diretor do Centro de Lógica, Epistemologia e História a Ciência (CLE) por dois mandatos. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Lógica e Fundamentos da Matemática. Atua principalmente nos seguintes temas: semânticas formais, lógicas não-clássicas, combinação de lógicas, combinatória finita e infinita, história e filosofia da lógica.

 


Andrea Maria Altino Campos Loparic
Antonio Mário Antunes Sette - Co
Ayda Ignes Arruda - Fundo Ayda Arruda - Arquivos Históricos (CLE)
Benedito Castrucci
Celso Volpe
Cezar Shintaro Mizuno
Clara Helena Sanches Botero
Elias Humberto Alves
Francisco Miraglia Neto
Harvey Robert Brown
Iole de Freitas Druck
Itala Maria Loffredo D'Ottaviano
Jacob Zimbarg Sobrinho
José Eduardo de Almeida Moura
Leonidas Hegenberg
Luiz Paulo de Alcantara
Luiz Henrique Lopes dos Santos
Marta Sagastume Galego
Matias Francisco Dias
Newton C. A. da Costa - Arquivos Históricos (CLE)
Oswaldo Chateaubriand Filho
Oswaldo Porchat Pereira
Paulo Augusto da Silva Veloso
Raul Ferreira Landim Filho
Roberto Cignoli
Stavros Christodoulou
Ubiratan D'Ambrosio
Walter Alexandre Carnielli
Zeljko Loparic

 
Sociedade
Associados
Sócios Fundadores
Torne-se Sócio da SBL

 

 
Notícias:
 
De 29/03/2013 a 07/04/2013
Evento
4º Congresso Mundial e Escola da Lógica Universal
6/3/2013
Revista Cálculo
Problemão disfarçado de probleminha
 
03/09/2009
Agência Fapesp
Combate à exclusão racional
 
 
 
Eventos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Vídeos
 
 
 
 
 
 
 
 

© Copyright SBL 2009. Todos os Direitos Reservados.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE LÓGICA - SBL
Centro de Lógica - UNICAMP
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 251 | Caixa Postal - 6133 A | CEP 13083-970 Campinas, SP | Brasil
sbl@cle.unicamp.br