Boletim mensal de Notícias CLE-AO

Março 2021

 

1. Agenda dos Seminários Interdisciplinares CLE-AO e CLE—DES

 

Sexta- Feira, 10h-12h30, online

 

Data

 

Seminário

05/03/2021

CLE-DES

Vivaldo: “Por que o Brasil não escapa da armadilha da Renda Média? (2a. Parte)

12/03/2021

CLE-AO

Ítala (Título a definir)

19/03/2021

Evento

XI Encontro Internacional de Informação,

Conhecimento e Ação

26/03/2021

CLE-AO

João Kogler: “Algumas observações sobre caos e aleatoriedade em sistemas complexos e
auto-organizáveis

09/04/2021

CLE-AO

Vinicius Romanini (Título a definir)

16/04/2021

CLE-DES

Mariana Broens: “O conceito de justiça na perspectiva da teoria da auto-organização”

23/04/2021

CLE-AO

Em aberto

30/04/2021

CLE-DES

Alfredo: “O papel do dinheiro e do conhecimento para o desenvolvimento humano”

07/05/2021

CLE-AO

Em aberto

14/05/2021

CLE-DES

Marta Bartira (Título a definir)

21/05/2021

CLE-AO

Em aberto

28/05/2021

CLE-DES

Vivaldo & Ettore: “Pobreza e Desigualdade e suas Relações com Felicidade”

04/06/2021

CLE-AO

Em aberto

11/06/2021

CLE-DES

Ricardo Gudwin (Título a definir)

18/06/2021

CLE-AO

Em aberto

25/06/2021

CLE-DES

Maria Cândida (a confirmar)

 

 

2. Atividades do grupo CLE-Desigualdade Econômica e Social

Os seminários do grupo CLE-Desigualdade Econômica e Social continuam acontecendo quinzenalmente (sextas-feiras, 10h-12h30) de forma online. Os coordenadores do grupo são Ettore, Ricardo Gudwin e Enidio. Quem se interessar em participar ativamente das discussões deve se manifestar enviando e-mail para o Ettore: brescia@lexxa.com.br. A seguir, se for o caso, será enviado o link para a participação pelo Ricardo Gudwin.

 

3. Chamada de trabalhos para número de revista sobre “Criatividade, Serendipidade e Auto-Organização”.

Convidamos todos e todas a enviar textos já elaborados ainda não publicados, textos a serem elaborados, e também textos já publicados (mas revistos e atualizados) para a elaboração de um número especial a ser submetido a uma revista de temas interdisciplinares. Organizadores: Ettore, Eunice, Itala, Mariana Broens, Mariana Vitti Rodrigues. Os textos podem ser elaborados em português, espanhol ou inglês.

 

Informações complementares:

Prazo para entrega do texto completo: até 30 abril de 2021

Número de páginas sugerido: de 10 a 20 páginas

Enviar textos para: Ettore brescia@lexxa.com.br

 

4. 11º Encontro Internacional de Informação, Conhecimento e Ação – EIICA

A 11ª Versão do Evento EIICA ocorrerá integralmente online, de 15 a 19 de março de 2021. O evento está sendo organizado a partir da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina (MG).

Para mais informações, visitar:

https://doity.com.br/eiica2021

 

5. Projeto FiloLibras:

A proposta do FILOLIBRAS é a elaboração de material para o ensino de Filosofia para surdos. O roteiro, os slides e os exemplos são pensados tendo o surdo como ponto de partida. Espera-se assim tornar acessível ao surdo a riqueza do debate filosófico. Este projeto está sendo desenvolvido por nosso colega João Moraes com o auxílio do professor de libras e de 2 alunos do IFSP/Votuporanga.
O link para o canal do YouTube é: https://youtu.be/WoeeMOxW82w

 

6. Chamada para envio de resumos para apresentação de trabalho no simpósio “DIAGRAMS” (evento gratuito)

Chamada para apresentação de trabalhos no 12th International Conference on the Theory and Application of Diagrams. Neste evento, é possível enviar resumos (3 páginas), resumos expandidos (8 páginas), trabalhos completos (16 páginas), e poster (4 páginas.). O evento ocorrerá nos dias 28-30 de Setembro de 2021, e será totalmente online e gratuito. O prazo para envio de trabalho é 1 de abril 2021.

Para mais informações, acessar: http://www.diagrams-conference.org/2021/

 

7. Chamada para artigos do número especial "Abductive Cognition and Machine Learning: Philosophical Implications"

It is well-known that we are living in the age of artificial intelligence. If DeepBlue was a mere astral signal, AlphaGo was a symbolic announcement of the beginning of a new era. Now, as AlphaFold 2 takes another huge step toward the goal of AGI, AI is changing all aspects of our lives. How should we understand this phenomenon and its far-reaching philosophical implications? While machine learning iss known to be the key to enhancing AI algorithms, recent advances in cognitive neuroscience have been another crucial factor. Nevertheless, much is still unknown about how these advancements in AI are possible. How are we to fathom super-intelligent machine minds in order to live well together with them in the future? Turning to abductive cognition seems to be a natural strategy to answer this question, as it has elements of both intuition and inference. 

Pioneered by Charles S. Peirce in the late 19th century, abduction was studied extensively in logic, philosophy of science, cognitive science, computer science, artificial intelligence, law, and semiotics during the 20th century, and several notable monographs on abduction have been published in the first two decades of the 21st century, uncovering the logical form and various patterns of abduction. Could abductive cognition be a clue to the incredible recent success of machine learning? Could we accelerate the AI revolution by implementing abductive elements into machine scientists?

 

O prazo para envio de trabalho é 01 de dezembro 2021

Para mais informações, visite: https://www.mdpi.com/journal/philosophies/special_issues/Abductive_Cognition_Machine_Learning

 

8. Chamada para participação na Escola de Verão “UNITE: Hacking - Technical Practice and Cultural Meaning”:

The “hacker” is a multifaceted figure and the term doesn’t only refer to a computer hacker. Hacking is a method, a state of mind, a philosophy. At first, hacking was directed at technical devices, now we talk of life hacks, hacking the human, hacking culture. Hacking tests the limits of our most advanced and sophisticated technologies but it draws on tradition, giving it a new spin: from tinkering, retooling, repairing, DIY arts and crafts to ham radio, amateur science, garage biology. Hacking marries hi-tech and lo-tech, academically trained engineering and self-taught citizen science.

The summer school will look at hackers and hacks from a variety of perspectives – including the practice of engineering and the reflection of cultural meaning. We want to discuss prototypical approaches, best practice models, and adopt the critical stance of historical and philosophical analysis.

 

Who can participate in the Summer School?

Master students and PhD students from engineering science, computer science, history, STS, philosophy and arts are invited to participate.

 

How to participate?

Participants should give a presentation, e.g. a lecture,
a poster, an intervention, a performance or a science slam. In case you would like to participate without giving a presentation, reading of texts and active participation are expected. Standard amount of ECTS points for the summer school: 5 – if required, other amounts can be arranged. Travel expenses (travel and accommodation) will be reimbursed.

 

How to apply?

Please send a letter of motivation, a proposal for your presentation (1-2 pages) and a short CV to: hessler@ pg.tu-darmstadt.de by May 1, 2021.

 

Time and Place

The Summer School will take place from September 20–24, 2021 at TU Darmstadt (https://www.tu-darmstadt.de). It is open to all Unite universities.

 

If you have any questions, do not hesitate to contact one of the organizers:
Alexander Gerner: amgerner@fc.ul.pt 
Martina Hessler: hessler@pg.tu-darmstadt.de 

Alfred Nordmann: nordmann@phil.tu-darmstadt.de 

 

Mais informações serão disponíveis a partir do dia 15 de março 2021 no seguinte link: <https://cutt.ly/summerschool_hacking>

 

9. Oportunidade de Bolsas

 

9.1 - Duas Bolsas do CFCUL para Doutoramento em História e Filosofia das Ciências

 

O Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL) informa que irá abrir em breve um concurso para atribuição de 2 Bolsas de Investigação para Doutoramento (até 4 anos), no Programa Doutoral em História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O concurso está aberto entre 16 de Março de 2021 e as 23h59 (hora de Lisboa) de 29 de Maio de 2021. As candidaturas e os documentos de suporte devem ser submetidos, obrigatoriamente, por correio eletrônico enviado para direccaocfcul@fc.ul.pt.

 

Para mais informações, visite:

https://cfcul.ciencias.ulisboa.pt/noticias/2-bolsas-do-cfcul-para-doutoramento-em-historia-e-filosofia-das-ciencias/

 

9.2 Research and Teaching Assistant at University of Greifswald’s Faculty of Arts and Humanities

 

Job Description:

The successful candidate will be expected to perform academic research and teaching services in the field of theoretical philosophy (teaching obligation of around 4 classes (à 45 min. as defined in LVVO M-V) per week in every semester). Furthermore, s/he will be expected to perform independent academic research in the field of philosophical logic, epistemology, philosophy of science, or metaphysics. This research must make use of formal methods. The future holder of the position will also be expected to participate in the chair’s research colloquium.

The position serves to qualify academics in the first qualification phase. Tasks will be assigned that are conducive to the preparation of a doctoral thesis.

 

Para mais informações, visite:

https://www.filozofia.umk.pl/panel/wp-content/uploads/2021/02/21-Si08-Inst-f-Philosophie-Prof.-Tamminga-English-CG.pdf

 

PUBLICAÇÕES / PUBLICATIONS
CLE"