Joaquim da Costa Ribeiro

Documentos

Ao recebermos o arquivo pessoal do Prof. Joaquim da Costa Ribeiro procedemos a higienização dos documentos um a um. Elaboramos sua resenha biográfica e a partir desse trabalho definimos as séries documentais.
As séries constituídas no Fundo Joaquim da Costa Ribeiro são: Documentos Pessoais, Correspondência, Produção Técnico-Científica de JCR, Iconografia, Pós-Morte, Impressos, Produção Intelectual de Terceiros Manuscrita.
Foram criados Dossiês referentes à Agência Internacional de Energia Atômica, Extração de Berilo, Família e Poesia. Esse Arquivo conta com 1018 unidades documentais.
Estamos disponibilizando em formato PDF as séries documentais para consulta on-line com o objetivo de possibilitar aos pesquisadores e interessados o acesso rápido à informação, além da preservação dos documentos originais.

- Correspondência Ativa
- Correspondência Passiva
- Correspondência de Terceiros
- Dossiê Agência Internacional de Energia Atômica
- Dossiê Família
- Dossiê Extração de Berilo
- Impressos
- Técnico-Científico Manuscrita
- Poemas
- Terceiros Manuscrita
- Miscelânea
- Documentos Pessoais
- Pós-Morte

Joaquim da Costa Ribeiro nasceu a 08 de julho de 1906 e foi o responsável pela descoberta de um novo método para a realização de medidas de radioatividade.

Em 1944 destacou-se pela descoberta do fênomeno físico que consistia na produção de cargas elétricas associadas a mudanças de estado físico de dielétricos em que uma das fases é sólida. A esse fênomeno denominou de efeito-termodielétrico, também conhecido como efeito Costa Ribeiro.

Foi membro da Academia Brasileira de Ciências e o primeiro delegado do Brasil junto ao Comitê Consultivo das Nações Unidas para as Aplicações Pacíficas da Energia Nuclear.

Seu nome está entre os mais importantes físicos brasileiros.

Seu Arquivo Pessoal foi-nos cedido em comodato por seu filho Carlos Costa Ribeiro, em 1988.

Em homenagem ao centenário de seu nascimento estamos disponibilizando o Catálogo do Fundo Joaquim da Costa Ribeiro.

 

PUBLICAÇÕES / PUBLICATIONS
CLE"