A Unicamp sedia, no dia 24 de junho, a partir das 13h, no Centro de Convenções, o fórum “Entre o fato e o fake: os desafios da informação nas eleições”.
O evento é promovido pela Unicamp em conjunto com a EPTV e a parte do Portal g1 encarregada pela área de cobertura do canal televisivo.
O objetivo é estabelecer um diálogo entre imprensa, academia, Poder judiciário e eleitores na tentativa de buscar alternativas para reduzir os danos da rede de desinformação que geralmente se intensifica no período eleitoral.
As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas no link https://forms.gle/ATMTH6qUmvEZ7F2S9
O bate-papo na Unicamp contará com a presença de Diogo Rais, juiz de direito representante do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, especialista em direito digital e eleitoral e autor de livros sobre fake news e desinformação; Claudia Wanderley, Josianne Cerasoli e Ewerton Machado, pesquisadores da Unicamp e membros do Observatório da Desinformação, criado pela Universidade; Ricardo Gallo, coordenador nacional do Fato ou Fake no g1 e Lana Torres, gerente de jornalismo das páginas do g1 na área de cobertura da EPTV.
Na ocasião, também será apresentado à população o projeto de criação do Fato ou Fake regional, que seguirá com rigor a metodologia do projeto nacional do Fato ou Fake com o objetivo de realizar verificações relacionadas às regiões de Campinas, de Piracicaba, de São Carlos, de Ribeirão Preto e do sul de Minas.
PROGRAMAÇÃO:
13h: palestra com Diogo Rais
15h: mesa redonda “Cinco olhares sobre desinformação” com Claudia Wanderley, Josianne Cesaroli e Ewerton Machado, da Unicamp, e Lana Torres e Ricardo Gallo, do g1.
(Hélio Costa Júnior)
Foto: Edison Garcia / Arte g1