O Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp promoverá, no âmbito do CLE4Science '25, o minicurso presencial e gratuito "Fundamentos de Lógica e Argumentação", ministrado pelo Prof. Fábio Bertato.

📅 Datas: 24 de abril, 8 de maio, 22 de maio, 12 de junho de 2025 (quintas-feiras)
🕑 Horário: 14h às 16h
📍 Local: Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) – Unicamp (CAMPINAS), Sala 208 - Godel
🎓 Certificado de participação
🔢 Vagas limitadas

📖 Sobre o minicurso:
O minicurso tem como objetivo oferecer uma introdução aos principais conceitos e ferramentas da lógica formal tradicional aplicados à análise e construção de argumentos. Serão abordados temas como proposições, inferências, silogismos, falácias e estrutura de debates, com vistas ao aprimoramento do raciocínio crítico e filosófico. A atividade é voltada para estudantes, professores e interessados em filosofia, lógica e argumentação.

🧠 Conteúdo programático (por aula):
Aula 1 – O que é Lógica; Aplicação da Lógica; Termo e Proposição; Proposições modais; Proposição necessária; Proposição contingente; Proposições Categóricas; Proposição simples ou complexa; Características das proposições: Quantidade, Qualidade, Modalidade, Valor; Formas Proposicionais: A, E, I, O; Quadrado das Oposições; Lógica e o raciocínio filosófico; Inferência; O Silogismo; A Indução.
Aula 2 – Forma lógica; Figura de um silogismo; Consistência, inconsistência e contradição; Condicionais; Silogismo condicional; Falácia da Negação do Antecedente; Falácia da Afirmação do Consequente; Proposições disjuntivas; Silogismo disjuntivo.
Aula 3 – Regras do Silogismo; Dedução, indução, abdução e analogia; Falácias; Falácias Formais; Falácias Informais; Argumento Ad Hominem; Falácia do Espantalho; Argumento Ad Misericordiam; Argumento Ad Populum; Argumento Ad Ignorantiam; Argumento Ad Baculum; Falácias de Ambiguidade.
Aula 4 – Lógica: arte das artes; As partes da lógica; Apreensão simples; Juízo; Raciocínio; Lógica e Ciência; A importância da Razão Humana; Retórica e Dialética; Ethos, Pathos, Logos; Persuasão; Debates; Estrutura de um debate; A tomada de decisão.

✅ Como se inscrever:
Envie um e-mail para fbertato@unicamp.br com os seguintes dados:
• Nome completo
• Formação acadêmica (graduação, pós-graduação, licenciatura, bacharelado etc.)
• Telefone para contato
• Endereço
• Breve apresentação com seu interesse no curso

📍 Importante: O curso será exclusivamente presencial e ocorrerá nas instalações do CLE – Unicamp, que fica em Barão Geraldo, CAMPINAS-SP.

🗓 Inscrições até o dia 17 de abril de 2025. VAGAS LIMITADAS.
📩 Dúvidas? Entre em contato pelo e-mail fbertato@unicamp.br.

Não perca esta oportunidade de desenvolver seu pensamento crítico e dominar as estruturas da lógica e da argumentação!

Portuguese, Brazil
CLE"