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Palestrante
Prof. Dr. Ricardo Tassinari
Data
Sexta-feira, 15/08/2025 - 10h00

Resumo: O comportamento humano desafia nossa compreensão da realidade. Para compreender e explicar esta, tem-se que compreender e explicar aquele. Mais ainda, em certo sentido, a compreensão e a explicação do comportamento humano fornece uma medida de compreensão da realidade. Particularmente, vivemos em uma realidade em que existem diferentes opiniões, visões de mundo, tipos de conhecimento e filosofias, e concepções e construções de realidade a eles associados, inclusive as nossas. Em especial, a necessidade de se estabelecer e compreender uma realidade única (não permanecendo em um mero relativismo geral) leva a necessidade de se elaborar, pelo menos em linhas gerais, uma visão filosófica e científica unificadora que possibilite compreender e explicar como e porque tal diversidade é possível, e até mesmo necessária. Tal compreensão pode ser denominada de descentração epistêmica, na medida em que demanda não permanecer centrado apenas em sua compreensão atual de mundo, desconsiderando as demais, mas caminhar em direção a uma compreensão e explicação da realidade com toda essa diversidade. Nesse caso, seria interessante e importante se a parte verificável de nossa compreensão  pudesse ser confrontada como experimentos controláveis, como é feito na Epistemologia Genética. Nesse sentido, o objetivo do seminário é expor e discutir um conjunto de conceitos, baseados na Epistemologia Genética e organizados em um modelo, denominado de Modelo do Sistema de Esquemas de Ações e Operações sobre Símbolos e Signos, ou abreviadamente, MoSEAOSS, que possibilitam compreender, explicar e lidar sistematicamente com as diversas construções de realidades por cada um, com diferentes opiniões, visões de mundo, tipos de conhecimento e filosofias, possibilitando compreender para lidar com ambientes plurais.

 

O link para participar é meet.google.com/obe-spbe-zsc

Projeto FAPESP associado ao seminário: https://bv.fapesp.br/58564

Artigo-base: https://www.academia.edu/45087593