A teoria familiar sistêmica é a base que fundamenta a terapia familiar sistêmica, um tipo de psicoterapia amplamente praticado nos Estados Unidos e em outros países, inclusive no Brasil. Começando nos anos 50, os fundadores da terapia familiar sistêmica desafiaram muitos aspectos fundamentais da psicanálise freudiana e foram influenciados pela cibernética e pela teoria geral dos sistemas. As principais tendências da terapia familiar sistêmica contemporânea podem ser atribuídas às ideias dos seguintes indivíduos: Nathan Ackerman (1908-1971), para quem o sistema familiar é análogo ao modelo psicanalítico do indivíduo; Gregory Bateson (1904-1980) e associados, que desenvolveram um conceito de sistema baseado na cibernética e na teoria da comunicação; Salvador Minuchin (1921-2017), cujo conceito de sistema familiar foi influenciado pela sociologia de Parsons; e Murray Bowen (1913-1990), que concebeu a família como um “sistema natural” análogo, lato sensu, aos sistemas biológicos.
Esta apresentação concentra-se apenas no trabalho de Bowen, que tentou explicar e tratar os problemas emocionais a partir de uma concepção da família como um sistema dinâmico sujeito a processos emocionais multigeracionais. Argumento que a teoria de Bowen é coerente com as ideias contemporâneas sobre os sistemas complexos. Serão apresentados os seguintes tópicos: (1) Um breve relato histórico de como a terapia familiar sistêmica se desenvolveu nos Estados Unidos; (2) Um resumo das ideias teóricas de Bowen; (3) Uma exposição de como a teoria de Bowen se relaciona com conceitos básicos de sistemas como homeostase, emergência, redes, adaptação e autonomia; e (4) Discussão sobre algumas críticas à teoria de Bowen e à teoria familiar sistêmica em geral.
Bibliografia básica:
Fiorini, M.C. and Guisso, L., 2016. Teoria familiar sistêmica: retrospectiva história e perspectivas atuais. Psicologia: o portal dos psicólogos, pp.139-144.
Becvar, D.S. and Becvar, R.J. 2013. Family therapy: A systemic integration. Boston: Pearson Education.
Bowen, M. 1978. Family Therapy in Clinical Practice. New York: Aronson.
Priest, J. 2021. The Science of Family Systems Theory. Routledge.
Weinstein, D., 2013. The pathological family: Postwar America and the rise of family therapy. Cornell University.
Encontro HÍBRIDO do grupo CLE Auto-organização, em breve informaremos como será a transmissão online.
- Efetue login para postar comentários