Pular para o conteúdo principal

Grupo Interdisciplinar CLE Auto-Organização

Michel Maurice Debrun

Sobre o Grupo

O Grupo Interdisciplinar CLE Auto-Organização, idealizado e criado por Michel Debrun em 1986, é constituído por Docentes e Pesquisadores da UNICAMP, UNESP, USP e de outras Universidades Brasileiras.

Os membros do Grupo CLE realizam “Seminários Interdisciplinares CLE Auto- Organização” como parte das atividades regulares do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da UNICAMP. Além disso, desenvolvem pesquisa bibliográfica, realizam seminários periódicos, editam publicações, promovem intercâmbio acadêmico e organizam eventos científicos.

O Grupo consta do Diretório de Pesquisa do CNPq, sob a denominação “Grupo CLE Auto-Organização”, com as linhas de pesquisa: Auto-Organização e Ciência dos Sistemas; Auto-Organização, Informação e Conhecimento Comum; Auto-Organização e Ciências da Vida; Auto-Organização e Processos de Criação. Proximamente deverá ser agregada a linha de pesquisa: Auto-Organização e Big Data.

Apresentação

Nas últimas décadas, o desenvolvimento da teoria da informação e da sistêmica em geral, bem como suas contribuições às áreas das ciências físicas, matemáticas, biológicas e humanas, têm suscitado reflexões científicas e filosóficas sobre as noções de ordem, organização, auto-organização, informação e criação. A ideia de um mundo naturalmente organizado, porque submetido à leis, parece estar sendo substituída por outro enfoque: a organização é vista, cada vez mais, como constituída de fenômenos de autorregulação, autorreprodução, e de criação.

A ênfase sobre organização e desorganização, ordem e desordem, parece assinalar o advento de um novo paradigma filosófico e científico: à consideração de cadeias causais lineares - ou de conexões lógicas lineares entre princípios e consequências - vem se acrescentar a consideração de fenômenos complexos caracterizados por cadeias causais não-lineares, que podem ser mais ou menos organizados ou não-organizados, ordenados ou desordenados.

O enfoque sobre a complexidade nunca deixou de estar presente. Entretanto, entre o final do século XVIII e dos anos 1950, a tendência do pensamento dominante era identificar a ordem à existência de leis no universo. Nessa perspectiva, não havia muito a ser dito sobre a ordem, além de constatá-la e, havendo leis deterministas ou probabilísticas em toda parte, não se podia conceder muito lugar à noção de desordem, a não ser em campos específicos.

Nas últimas décadas, todavia, parece haver certa aproximação entre as disciplinas científicas e as suas epistemologias, no que diz respeito ao uso das noções de ordem e desordem: os cientistas, de modo geral, admitem que as ideias de ordem implicam uma hierarquia entre os fenômenos de uma mesma área do conhecimento - mas rejeitam simultaneamente a concepção de ordem ou organização como sendo um "dever ser", ou seja, uma exigência que a natureza ou a sociedade teriam de cumprir. Tais reflexões, entretanto, não alteram necessariamente os princípios básicos que definem a racionalidade; representam algo mais e possibilitam um novo estilo de pensamento, ao mesmo tempo científico e filosófico, que contempla a complexidade – nesse sentido, parece estar ocorrendo um alargamento do horizonte da racionalidade.

O Grupo Interdisciplinar CLE Auto-Organização, desde 1986, vem estudando problemas relacionados às noções de ordem, organização, autopoiese, complexidade, auto-organização, informação, criação e outras correlatas.

Em 1987, membros do Grupo CLE organizaram uma Sessão sobre “Ordem e Desordem” durante a 39a Reunião Anual da SBPC, realizada em Brasília. No mesmo ano, foi realizado o “Colóquio CLE 10 anos - Ordem e Desordem”, comemorativo dos 10 anos de sua criação, coordenado por Debrun, com a participação de especialistas de diversas áreas do conhecimento e de diferentes universidades brasileiras; entre as tendências que se delinearam durante os debates, uma se impôs, identificando “auto-organização” como um processo de possível geração de ordem.

Nesse sentido, desde 1990 e após um estudo sistemático de parte da literatura sobre ordem e desordem, o Grupo CLE centralizou seu debate em torno das noções de auto-organização, informação e suas inter-relações, a informação sendo vista como um ingrediente fundamental de certos processos de auto-organização; e, mais recentemente, vem incorporando o estudo da auto-organização no contexto da sistêmica, particularmente da teoria dos sistemas dinâmicos e da teoria dos sistemas complexos. Recentemente, membros do grupo estudam a relação entre auto-organização e Big Data.

A produção acadêmica do Grupo CLE pode ser verificada nas sessões deste sítio: Seminário, Publicações, Eventos, Palestras e Vídeos. Contudo é importante mencionar que no período de 1996-1998, a FAPESP apoiou o Projeto “O Conceito de Auto-Organização e suas Aplicações em Diversas Áreas do Conhecimento” (Processo n.1996/01429-3), que permitiu consolidar as atividades do Grupo CLE nas suas diferentes vertentes. De 2011 a 2017 o Grupo CLE contou novamente com o apoio da FAPESP com o desenvolvimento do Projeto Temático “Sistêmica, Auto-Organização e Informação” (Proc. n.2010/52627-9). Em função deste apoio, foi possível também a criação do ‘Observatório Auto-Organização’ que possibilitou a disseminação de informação concernente aos vários temas do Projeto, e propiciou a manutenção de arquivos para a disponibilização dos dados e resultados produzidos durante a evolução das diferentes linhas de pesquisa. No momento este Observatório esta sendo submetido a uma reorganização.

Convém destacar ainda que a partir de 2017 o Grupo CLE desenvolve também trabalhos relacionados ao Projeto FAPESP “Compreendendo a Dinâmica da Opinião e da Linguagem Utilizando Big Data” (Processo n.16/50256-0), com vigência até 2020, tendo como pesquisadora responsável a professora Maria Eunice Quilici Gonzalez (UNESP-Marília).

O Prof. Michel M. Debrun coordenou as atividades do Grupo CLE até o seu falecimento, no início de 1997. Desde então, a Profa. Itala Maria Loffredo D’Ottaviano (UNICAMP) assumiu a Coordenação do Grupo CLE, contando para tanto com a colaboração das professoras Maria Eunice Quilici Gonzalez (UNESP) e Mariana Claudia Broens (UNESP) e dos professores Alfredo Pereira Junior (UNESP) e Ettore Bresciani Filho (UNICAMP).

Linhas de Pesquisa

Auto–Organização e Ciência Cognitiva

Objetivo: As pesquisas têm por objetivo realizar estudos sobre o conceito de auto-organização e as possibilidades de sua aplicação na ciência cognitiva, mais especificamente aqueles relacionados aos estados e processos mentais.

Auto–Organização e Ciência dos Sistemas

Objetivo: As pesquisas têm por objetivo realizar estudos sobre o conceito de auto-organização e as suas relações com os conceitos envolvidos na ciência dos sistemas, mais especificamente buscando a identificação de fenômenos caracterizados como auto-organizados nos diferentes tipos de sistemas dinâmicos e complexos.

Auto–Organização e Ciência dos Sistemas

Objetivo: As pesquisas têm por objetivo realizar estudos sobre o conceito de auto-organização e as possibilidades de sua aplicação nas ciências da vida, mais especificamente aqueles relacionados aos processos biológicos.

Auto–Organização e Processos Criativos

Objetivo: As pesquisas têm por objetivo realizar estudos sobre o conceito de auto-organização e as possibilidades de sua aplicação no estudo da criatividade, mais especificamente buscando a identificação de fenômenos caracterizados como auto-organizados no processo criativo.

Auto–Organização e Big Data

Objetivo: As pesquisas têm por objetivo realizar estudos sobre o conceito de auto-organização e a sua aplicação no estudo da dinâmica da formação de opinião, bem como da evolução da linguagem que pode afetar tal dinâmica, a partir da analise dos Big Data resultantes de diferentes mídias.

Contato

Ricardo Peraça Cassavane
Ricardo Peraça Cassavane
Prof. Dr. Ettore Bresciani Filho
Prof. Dr. Ettore Bresciani Filho
Profa. Dra. Itala M. L. D'Ottaviano
Profa. Dra. Itala M. L. D'Ottaviano

Lista de discussão (Mantida por Ricardo Peraça Cassavane, Secretário do grupo)

Para participar, inscreva-se no seguinte endereço: 
cle_autoorganizacao@yahoogrupos.com.br

Endereço

Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE)
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 251, Barão Geraldo
CEP: 13083-859, Campinas-SP