O evento é aberto à comunidade acadêmica mediante inscrição prévia. Será realizado presencialmente no dia 3 de setembro, às 14h30, na sede da COCEN (Rua Saturnino de Brito, 323).
A professora Ítala Loffredo D'Ottaviano foi uma das fundadoras do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE), em 1977.
Em 1998, idealizou e articulou a criação da COCEN. Assumiu como a primeira coordenadora do órgão, integrando os Centros e Núcleos interdisciplinares que antes eram dispersos administrativamente.
Entre outras frentes, sua gestão criou as condições institucionais que posteriormente favoreceram a implementação da Carreira de Pesquisador (Pq) em 2005.
Historiadora, documentarista e pesquisadora do Instituto de Artes (IA), Ana Carolina de Moura Delfim Maciel coordenou a COCEN entre 2017 e 2024, em dois mandatos consecutivos.
Um dos avanços conquistados em seu primeiro mandato foi a mudança na forma de escolha do cargo de coordenador da COCEN, que passou de indicação do reitor para eleição dos Centros e Núcleos. Em seu segundo mandato, ela foi a primeira coordenadora eleita.
Entre outras ações, sua gestão implementou o Prêmio Pq, lançou o Edital Convergências e o Café COCEN, promoveu ampla reforma na sede do órgão, expandiu projetos de divulgação científica e aprimorou processos de progressão para pesquisadores Pq .
Também participou ativamente das articulações para a conquista histórica de um assento para representação da carreira no Conselho Universitário (CONSU).
--
As convidadas debaterão a trajetória da COCEN e sua relação com os avanços da Carreira Pq. Após as apresentações, uma roda de conversa entre as palestrantes e o público será conduzida pela coordenação do órgão.
O Café COCEN busca fomentar a integração entre pesquisadoras e pesquisadores de diferentes áreas, promovendo colaborações interdisciplinares e a divulgação científica.