O subprojeto intitulado Memória Científica Nacional: Preservação, Divulgação e Pesquisa - CLEArq, no âmbito do Projeto Recuperação e Preservação de Acervos Históricos e Culturais da UNICAMP 2024, foi contemplado na chamada pública
MCTI/FINEP/FNDCT/Identidade Brasil – Infraestrutura e Pesquisa de Acervos 2024.
Com o importante apoio financeiro da FINEP, para além da modernização das salas de guarda do acervo e dos setores de higienização, de conservação/restauro, de processamento técnico e de digitalização, de modo a garantir as condições para preservação dos documentos originais, assim como o gerenciamento, preservação e difusão dos representantes digitais, serão atualizados os equipamentos do parque computacional.
Há 37 anos foi criada a área de Arquivos Históricos do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLEArq) com o objetivo de preservar a memória científica nacional. O projeto Memória Científica Nacional: Preservação, Divulgação e Pesquisa - CLEArq tem como objetivo disponibilizar conjuntos documentais aos pesquisadores, à comunidade acadêmica, estudantes do ensino médio e técnico, com o intuito de preservar os documentos originais e difundir o conhecimento científico e a popularização da ciência. Atualmente, o CLEArq conta com um acervo que ocupa 296 metros lineares, em 29 conjuntos documentais entre Fundos e Coleções. Trata-se de um acervo abrangente e relevante para a preservação do pensamento
científico, filosófico e da educação no Brasil.
Pretende-se readequar o espaço físico frente ao crescimento do acervo e ao volume de trabalho realizado pelos Profissionais em Organização de Arquivos, Historiadores e Cientistas Sociais no arranjo, descrição, digitalização e disponibilização online e gratuita na base de dados AtoM (Acess to Memory), por meio do Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp - ReDiSap.
Espera-se disponibilizar à pesquisa o acervo do CLEArq. Desenvolver parcerias com instituições congêneres para divulgação de materiais, realização de exposições, cursos e outros eventos. O acervo do CLEARQ dialoga com documentos e temáticas de outras instituições, entre elas: Centro de Memória e Arquivo da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (CMA), Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST); Observatório Nacional; Sociedade Brasileira de Genética (SBG), Centro de Memória Simão Mathias (PUC-SP) e com o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC/FGV).
Por Dra. Eliane Morelli Abrahão - Historiadora responsável pelo CLEARQ
Ariadne Meissner e Paloma S. Schmitz - Profissional em Organização de Arquivos
- Efetue login para postar comentários