Sobre Cavaleiros, Patifes e Coringas

Abordagens Pedagógicas no Ensino de Lógica Clássica, Paraconsistente e Modal por meio de Puzzles

Authors

  • Rafael Rodrigues Testa CLE/UNICAMP
  • Rafael Ongaratto IFCH/UNICAMP

Abstract

Este artigo explora o uso de metodologias lúdicas, como gamificação e narrativas, para tornar o ensino de Lógica mais dinâmico e acessível no Ensino Médio. Através de enigmas como os do tipo Cavaleiros e Patifes, abordam-se tanto a lógica proposicional clássica quanto as não-clássicas (notadamente, as lógicas paraconsistentes e modal),proporcionando um aprendizado ativo e colaborativo. O artigo oferece ferramentas práticas para educadores, com ênfase no desenvolvimento de competências críticas e na criação de um ambiente inclusivo, acessível a todos os alunos.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rafael Rodrigues Testa, CLE/UNICAMP

Pesquisador Associado - Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Rafael Ongaratto, IFCH/UNICAMP

Doutorando do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Downloads

Published

2024-10-18

Issue

Section

Artigos