Análise das primeiras diretrizes metodológicas de Kant – O caso da solução kantiana à polêmica cartesiana-leibniziana das forças vivas

Autores

  • Fábio César Scherer Universidade Estadual de Londrina – Londrina, Brasil

Resumo

O presente artigo busca fazer uma análise do papel das questões metodológicas no primeiro escrito publicado por Kant. Iniciamos com a apresentação dos preceitos práticos de pesquisa do jovem Kant e da problemática das forças vivas; depois, analisamos o método propagado por Kant enquanto o principal recurso para a solução da polêmica e a sua origem no método de Mairan. Na sequência, expomos os pressupostos metodológicos sobre os quais Kant construiu a sua solução para os problemas das forças vivas; por fim, fazemos um paralelo do método de 1747 em relação ao do Preisschrift de 1764, considerado o principal escrito pré-crítico de Kant sobre o método.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-06-25

Como Citar

SCHERER, F. C. Análise das primeiras diretrizes metodológicas de Kant – O caso da solução kantiana à polêmica cartesiana-leibniziana das forças vivas. Kant e-Prints, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 49–74, 2022. Disponível em: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1599. Acesso em: 5 out. 2022.