Caráter, liberdade e "Aseität": sobre a assimilação das noções de caráter inteligível e caráter empírico de Kant por Schopenhauer

Autores

  • Vimar Debona Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Schopenhauer, Kant, caráter, liberdade, responsabilidade, Aseität

Resumo

O propósito fundamental do presente artigo é mostrar como as noções de caráter inteligível e empírico de Schopenhauer são reconsideradas pelo pensador no âmbito da sua fundamentação da moral em relação à assimilação inicial que tais noções haviam recebido de Kant nos primeiros escritos do filósofo de Dantzig. A essa “re-consideração”, não delimitada conceitualmente pelo pensador, mas notável nas entrelinhas, denomino de “segunda assimilação” das noções kantianas de caráter inteligível e empírico. Trata-se de uma assimilação que permite especificar pontos essenciais e problemáticos da moral schopenhaueriana, tais como as ideias de liberdade e responsabilidade moral e de aseidade (Aseität).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-03-28

Como Citar

DEBONA, V. Caráter, liberdade e "Aseität": sobre a assimilação das noções de caráter inteligível e caráter empírico de Kant por Schopenhauer. Kant e-Prints, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 32–50, 2017. Disponível em: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/672. Acesso em: 17 set. 2021.